segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

2013 aprendizados

Mais um ano indo embora, mais um ano novo chegando aí com muitas surpresas e desafios!  Chegou a hora de absorvermos os ensinamentos dos últimos 12 meses para pôr em prática daqui pra frente.
Meu 2013 pode ser definido por uma palavra: DETERMINAÇÃO. Escolhi um objetivo para esse ano e, com muito foco e dedicação, me mantive à ele até o fim. Se algo não deu certo, ou não saiu do jeito que eu queria, levanto a cabeça e transformo isso em motivação para 2014. Sim, foi um ano ótimo, não tenho do que reclamar, mas sempre temos que buscar além, desafiar nossos limites e ir atrás sempre do nosso melhor.


Ano passado terminei o ensino médio e, como não tinha certeza do que estudar na faculdade, resolvi tirar um tempo OFF até me decidir. Aproveitei esse tempo para me dedicar 100% ao surf, algo que nunca tinha feito antes, por estar sempre conciliando com os estudos. Com todo o apoio da minha família e patrocinadores, comecei o ano com um objetivo na minha cabeça: estar entre as melhores surfistas do mundo. TREINAR para isso. CORRER ATRÁS dos meus sonhos. EVOLUIR. Acho que esse tipo de pensamento não vale só para o esporte, pelo contrário, para todas as áreas da nossa vida. Se você quer passar para tal faculdade, estude. Se você quer determinado cargo, trabalhe. Corra atrás!


No início foi difícil. Acordava às 5 da manhã pra treinar, chegava na praia antes de clarear, treinava 6-7 horas por dia, manhã e tarde.  Mas depois o corpo e a cabeça vão acostumando, e você vê resultados. Tive uma grande mudança também na minha alimentação e estilo de vida. Sempre fui saudável mas esse ano aprendi a me alimentar bem, me exercitar, cuidar do corpo e da saúde.


Meu maior foco era o campeonato mundial na China, então toda a minha preparação esse ano foi focada nisso. Ganhei o primeiro campeonato que participei, em março no México. Perdi nas quartas de final no campeonato no Hawaii. Ganhei algumas provas de stand up paddle race, que serviram de treino. Eu me sentia diferente. Confiante. Aprendi a analisar as condiçōes do mar, a estudar meu equipamento, saber qual tipo de prancha é a melhor para determinada onda.


Tudo isso foi posto a prova quando embarquei para a China, em novembro. Cheguei um tempo antes para treinar e me acostumar. Quando o campeonato começou, eu era outra pessoa. Nunca me senti daquele jeito em um campeonato, me sentindo tão bem. Nos outros anos, eu chegava lá achando que estava surfando bem, mas me intimidava com as gringas, me sentia atrás delas. Esse ano foi diferente. Eu tentei deixar de lado os nomes que estavam comigo. Tentei não ficar nervosa, até porque, qual o sentido de ficar nervosa num momento em que você se preparou tanto para isso? Estava com ótimas pranchas, bom condicionamento físico, surfando como nunca surfei antes.
Fiz algumas das maiores notas e somatórios do campeonato. Nas quartas de final contra a australiana Chelsea Williams (que foi vice campeã mundial), cometi erros de estratégia, e com isso fiquei nervosa. Terminei em 5o lugar do mundo. Claro que não fiquei feliz em perder, mas agora que tudo já passou, no fundo eu sinto que eu ganhei alguma coisa. Meu sonho é ser campeã mundial, mas sei que tenho muito o que aprender para isso, e aos poucos vou chegando mais perto. De 9a passei para 5a colocada no mundo. Eu sou uma pessoa melhor do que era antes, mais positiva, mais feliz, mais dedicada.


Aprendi que nem sempre as coisas saem como queremos, mas tira-se um ensinamento de tudo. Aprendi que o que tem que acontecer tem muita força, as coisas acontecem quando tem que acontecer. E que se você encara uma situação de maneira positiva, a probabilidade de dar certo é muito alta.
Conheci lugares incríveis, pessoas maravilhosas e aprendi MUITO!! E agora, me sinto mais motivada do que nunca, para chegar cada vez mais perto dos meus objetivos! E que 2014 venha com muita energia positiva e amor para todo mundo!


3 comentários:

  1. Caramba, ler isso é como tomar uma dose de inspiração. Uma só não, várias. milhares, litros, metros cubicos etc. É lindo e emocionante ver o seu desempenho neste ano, eu estive acompanhando como uma ~fa sempre que pude. e realmente foi um enorme crescimento o campeonato mundial de 2013 para o de 2014. independente do resultado, voce foi e é campeã. Seu lugar sempre estará reservados por Deus nos topos, voce sabe disso. é linda, determinada, esforçada, e minha forte inspiração pro surfe, como já falei. O meu ano de 2013 foi bom, foi muito instigado por voce. Já 2014 será a colheita dos frutos, neste mes de janeiro volto para minha aulas, vou encomendar minha prancha e quero sempre que voce seja minha ispiração e força para não desistir dos meu sonhos como foi neste ano de 2013. estou muito feliz por voce chloe. Desejo um perfeito ano, muitas ondas, campeonatos, trips etc. e tbm desejo lhe conhecer assim que eu for pro rio, se deus quiser estarei aí assistindo o billabong pro. fé em Deus dará tudo certo. beijão da sua fã de aracaju sergipe. Tayná Macedo.

    ResponderExcluir